O que você precisa saber sobre a menopausa

Todas nós sabemos que passaremos por ela mas quase não discutimos o assunto. Se você pensou na menopausa, acertou. Um tópico fundamental da saúde feminina que, além de ser pouco conversado, ainda tem uma série de tabus e controvérsias.

E essa contradição começa cedo, logo em casa. A maioria das mães não falam sobre o assunto com suas filhas. As amigas também não conversam entre si. O resultado disso é que, ao chegar na menopausa, muitas mulheres fazem pouca ou nenhuma ideia do que está acontecendo com elas. Como a gente acredita que a informação é a chave para fazer escolhas montamos um guia sobre o assunto:

Afinal, o que é menopausa?

A menopausa é um desaparecimento gradativo do ciclo reprodutivo. À medida que o corpo para de produzir estrogênio, as mulheres param de menstruar. Você começa a ter oscilações hormonais irregulares que causam um sangramento desproporcional. E se você não libera um óvulo regularmente, seu sangramento também será instável. A idade média da menopausa é de 51 anos mas, os sintomas começam aos 40 anos e se estendem até os 50 anos. Em alguns casos, até os 60.

O que é Perimenopausa?

E o período que antecede à menopausa. Esses sintomas podem surgir por volta dos 30 e 40 anos, pois a quantidade de estrogênio produzida pelos ovários começa a mudar. Esse período pode mudar em duração, intensidade e frequência. Por isso, é muito importante conversar com seu médico sobre qualquer sangramento irregular.

Quais são os principais sintomas da menopausa?

Ondas de calor, suores noturnos, insônia, cansaço, alterações de humor, secura vaginal e problemas do trato urinário são alguns dos indícios mais experimentados entre as mulheres. Além disso, a partir dos 35 anos, nós também apresentamos uma perda óssea natural que aumenta na menopausa devido à diminuição dos níveis de estrogênio. Problemas de saúde mental e mudanças de humor também são comuns.

O que é a terapia de reposição hormonal?

Os principais sintomas da menopausa costumam ser tratados com terapia hormonal que geralmente é uma reposição de estrogênio na forma de géis, adesivos, comprimidos, cremes e até sprays. A secura vaginal é tratada localmente com o uso de cremes, anéis e lubrificantes. 

Tudo isso precisa de acompanhamento médico, pois certas terapias de reposição podem aumentar o risco de câncer no útero, ataques cardíacos e até mesmo o câncer de mama. Mas, para a maioria de nós, a terapia de baixa dosagem pode ser muito útil para passar pelas transições comuns da menopausa como as ondas de calor e as alterações de humor.

Quais são as mudanças no estilo de vida que podem ajudar com os sintomas da menopausa?

Com a perda óssea comum desse tempo, geralmente é indicado que as mulheres façam exercícios regulares e também se preocupem com os níveis de cálcio e vitamina D no corpo. A meditação também pode ser útil para a saúde mental e do sono. Chás e até mesmo óleos naturais, como o Óleo Hidratante Feel, auxiliam de forma natural no alívio de sintomas.

Óleo Hidratante Feel

Se você está passando por essa fase ou sentiu algum sintoma irregular, o mais importante é ter um acompanhamento médico e se informar o máximo possível. Conversar com especialistas e montar uma rede de apoio compartilhando sua experiência com amigas e familiares também pode ajudar muito, principalmente, na qualidade da sua saúde mental.



Fonte: My Lola

✔️ Produto adicionado com sucesso.

x