Ressecamento Vaginal é mais comum do que você imagina. Vem conversar.

Sentindo-se ressecada? Ao contrário do que você já deve ter ouvido, o ressecamento vaginal é incrivelmente comum e pode ocorrer por diferentes motivos. Geralmente, a secura vaginal está associada à menopausa, mas muitos fatores estão em jogo quando se trata de nossos corpos e essa situação pode surgir em qualquer idade.

ressecamento vaginal secura vaginal desconforto menopausa Feel maternidade pós-parto climatério

Falamos pouco sobre secura vaginal tornando o tema desanimador para quem enfrenta a situação. Portanto, estamos aqui para ajudar a desestigmatizar essa experiência tão comum para tantas mulheres. Ressecamento não é motivo para se envergonhar e existem maneiras de ajudar seu corpo a passar por esta fase.

O que é ressecamento vaginal?

A vagina basicamente tem vida própria (é por isso que a amamos tanto) e isso inclui ter seu próprio pH, sua colônia de microbiota além de variadas secreções dependendo do seu ciclo, hormônios e fluxo sanguíneo. Nossa vagina secreta umidade para cobrir as paredes vaginais, criando um ambiente alcalino, preparado e pensado para a reprodução. Essa umidade também proporciona prazer e conforto durante o sexo (mesmo quando a reprodução não está em questão).

No entanto, quando as células e glândulas que secretam umidade param de agir, surge a secura vaginal, que pode causar dor durante o sexo, bem como desconforto geral, muitas vezes fazendo com que o prazer sexual pareça fora de alcance.

O que causa secura vaginal?

A secura vaginal está relacionada a mudanças na produção de estrogênio. Quando os níveis de estrogênio caem, as paredes vaginais se estreitam, o que geralmente significa menos umidade e lubrificação. Quando há menos estrogênio, também há menos excitação sexual - porque esse hormônio também é responsável por aumentar o fluxo sanguíneo para a vagina. Embora a menopausa seja a causa mais óbvia, existem muitas circunstâncias que podem afetar o equilíbrio hormonal natural do corpo, fazendo com que sua vagina pareça um ponto de tensão, em vez de um centro de prazer.

Outras causas:

Pós-parto e puerpério. Muitas mulheres apresentam sintomas no pós-parto semelhantes aos da menopausa - ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal. Isso porque os níveis de estrogênio e progesterona caem loucamente após o parto. A amamentação também diminui os níveis de estrogênio para permitir a produção de leite durante este momento da maternidade. Estresse, ansiedade e depressão. Humores não são apenas sentimentos abstratos ou estados mentais. Fatores como estresse e ansiedade afetam diretamente a produção de hormônios. O estresse faz com que o corpo libere quantidades excessivas de cortisol, um hormônio que mantém o corpo no modo de lutar ou fugir. Essa superprodução de cortisol interfere na produção de estrogênio e estrogênio, resultando em baixa libido e secura vaginal.

Tratamentos de câncer como quimioterapia ou radiação. Os tratamentos contra o câncer reduzem imediatamente a quantidade de estrogênio produzida nos ovários, causando secura vaginal como efeito colateral.

Medicamentos. Os medicamentos que tratam alergias, resfriados e asma podem ter os efeitos colaterais infelizes da secura vaginal devido a um efeito geral de secagem do corpo. Além disso, algumas formas de controle de natalidade e antidepressivos, também podem contribuir para o ressecamento. O prazer é essencial para o bem-estar, então não tente destruí-lo. Consulte sempre seu médico e busque ajustar a medicação se necessário.

Falta de excitação. Isso parece óbvio, mas a sociedade disse às mulheres que seus corpos deveriam estar sempre prontos para fazer sexo, em vez de entender que o ressecamento pode ser um sinal de que não estão excitadas ainda (e, portanto, não lubrificadas o suficiente para desfrutar de sexo prazeroso). Nossos corpos nem sempre estão prontos e às vezes demoram um pouco para se aquecer. Ser paciente e se dar tempo para explorar profundamente o que é bom pode ajudá-la a atingir sua excitação - mental e física. Leia aqui tudo sobre desejo espontâneo e responsivo.

https://www.feellube.com.br/products/lubrificante-hidratante-intimo-moist-feel

Conheça nosso Gel Lubrificante Hidratante Íntimo a base de Aloe Cera e Calêndula

Como tratar o ressecamento vaginal

É inevitável que a vagina passe por alterações à medida que envelhecemos, mas isso não significa que não haja maneiras de prevenir o ressecamento e até mesmo tratá-lo.

Medicina funcional. Se você estiver experimentando sintomas de ressecamento vaginal crônico antes da menopausa, considere avaliar em profundidade a raiz desta situação. Busque ajuda de uma ginecologista mas também de fisioterapeuta pélvico e até de uma terapeuta. Entender sobre seus níveis hormonais é importante, mas ter uma perspectiva de 360 ​​graus permitirá que você enfrente o ressecamento vaginal desde a raiz do problema.

Dieta e exercícios. Cada vez mais, estamos aprendendo os efeitos da dieta e dos exercícios na modulação do nosso sistema imunológico e no controle da inflamação. Considere pesquisar uma dieta anti inflamatória que possa ajudar a complementar os esforços para equilibrar seus hormônios naturalmente.

Estilo de vida. Você está cansada de ouvir pessoas dizendo para você meditar, certo? Mas a verdade é que a meditação é uma das maneiras mais eficazes (e gratuitas) de reduzir naturalmente os níveis de estresse e ansiedade a longo prazo. Ter uma prática diária - mesmo que apenas por cinco minutos - pode ser significativo.

Lubrificante íntimo. Um bom lubrificante íntimo aprimora qualquer tipo de sexo, anal ou vaginal, em parceria ou solo, com ou sem brinquedos. Em um estudo com mais de 2.400 mulheres, os lubrificantes pessoais à base de água foram associados a um maior prazer e satisfação no sexo vaginal, sexo solo e sexo anal. Mesmo se você tiver lubrificação vaginal natural suficiente, uma quantidade adicional de lubrificante pode transformar para melhor seu prazer. Conheça nosso lubrificante íntimo que foi especialmente desenvolvido para fases específicas da mulher como puerpério e menopausa.

pós-parto puerpério ressecamento vaginal lubrificação feminina menopausa sintomas

✔️ Produto adicionado com sucesso.