Release Feel

Femtech aposta na conexão entre saúde e bem-estar íntimo da mulher

Pioneira no Brasil, a Feel desenvolve produtos naturais e veganos co criados por  uma comunidade de mulheres para ampliar as discussões sobre a saúde feminina  

A confiança, liberdade e autonomia que o autocuidado e o bem-estar íntimos proporcionam é algo cada vez mais valorizado pelas mulheres. Mas, na contramão deste desejo, esse é um mercado que ainda carece de soluções que correspondam às expectativas e necessidades específicas do público feminino, respeitando o corpo da mulher e contribuindo para sua saúde e prazer. 

Foi para suprir esta lacuna que surgiu a Feel, femtech pioneira no Brasil no desenvolvimento de produtos naturais e veganos focados no segmento de saúde e  sexual wellness, fundada no final de 2020. Criada por mulheres e para mulheres, a marca inovou com a proposta de desenvolver seus produtos a partir de entrevistas com potenciais consumidoras. 

A Feel foi a primeira empresa brasileira voltada para o bem-estar sexual feminino a participar de programas de aceleração, integrando iniciativas como o Pulse, realizado em parceria pela B2Mamy, o Google for Startups e o GB Ventures, do Grupo Boticário. No programa da GB, a marca foi a primeira e única do segmento a ser selecionada, num total de mais de 130 empresas inscritas e 13 eleitas, dentro dos segmentos de Beautytech, Retailtech e Trendsetter. 

A fundadora e CEO da Feel, Marina Ratton, ressalta que o resultado das entrevistas foi surpreendente e a fez perceber que estava no caminho certo. “Quando começamos a pesquisa, descobrimos que quase 80% das mulheres tinham dúvidas sobre masturbação e orgasmos, 60% não estavam satisfeitas com os produtos para sexualidade/intimidade disponíveis no mercado e um número altíssimo afirmava sentir desconforto durante a relação sexual”, lembra Marina. “A partir dessas conversas, desenvolvemos nossos produtos e testamos com algumas mulheres que participaram desse processo”, explica Marina.

SEM DOR E SEM CULPA

A marca tem inovado a partir do desenvolvimento de soluções naturais e veganas produzidas com matérias primas de alta qualidade, dermatologicamente e ginecologicamente testadas, e que respeitam o pH da região íntima feminina. Os produtos Feel não são focados apenas na intimidade, mas no ecossistema da mulher. “ Hoje, nosso objetivo é olhar para a saúde integrada da mulher, buscando soluções para que ela se sinta livre, confortável e segura”, afirma Marina.

O carro-chefe da marca é o gel Lubrificante Hidratante Íntimo Feel. À base de calêndula, aloe vera e vitamina E, promove um deslizamento longo e saudável, respeitando todas as necessidades da região íntima feminina. Ideal para fases sensíveis, quando o corpo precisa de mais cuidado e atenção, sua fórmula mantém o pH vaginal em equilíbrio, com textura natural, não oleosa e livre de alergênicos. 

“Quando falamos de lubrificantes íntimos é muito comum as pessoas sentirem certo constrangimento por não saberem o modo correto de usar e para que servem”, observa a empreendedora. “Além de deixar o sexo mais prazeroso, diminuindo o atrito e o ressecamento da região íntima da mulher – causado, entre outros fatores, pelo uso da pílula anticoncepcional, pelas mudanças hormonais na menopausa ou como decorrência de tratamento oncológico -, os lubrificantes podem ser usados até para facilitar a colocação dos absorventes íntimos e coletores menstruais, evitando que estes machuquem a região íntima feminina”, explica Marina.

Outro produto da marca indicado para a região íntima feminina é o Sabonete Feel. O produto mantém essa área do corpo da mulher super hidratada, confortável, sem desrespeitar o pH natural e auxiliando na prevenção e sintomas de candidíase. 

Além destes, compõe a linha da Feel o Óleo Hidratante Feel, mix exclusivo de óleo de coco, melaleuca, lavanda e camomila, feito especialmente para hidratar a pele sensível da região pélvica. Desenvolvido a partir de uma necessidade real das consumidoras da marca, que pediam um produto que pudesse ser usado no pós-depilação da virilha e demais áreas, previne foliculite e alivia assaduras e desconfortos que podem surgir pelo atrito entre as coxas, muito comum na população feminina brasileira.

O produto, aliás, é feito sob medida para as brasileiras, já que elas encabeçam o ranking das mulheres que mais se depilam no mundo, segundo uma pesquisa realizada em 2017 pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). O estudo aponta que 64,3% do público feminino e 62,2% dos homens preferem depilação completa na região íntima da mulher, o que esteticamente pode até ser bastante recomendável, mas em um país de clima quente, certamente traz efeitos incômodos. 

Atualmente, os produtos da Feel podem ser encontrados no site da marca (https://www.feellube.com.br/) e em marketplaces como Amaro, além de sexshops on-line selecionados especialmente pela equipe da Feel. 

COMUNIDADE REAL 

"Intimidade é uma parte importante de nossas vidas, merece ser abraçada sem culpa e sem vergonha. Buscar qualidade para nossa intimidade é um movimento que deve ser natural assim como comprar um bom creme para o rosto”, acredita Marina Ratton. Com base nesta crença, a Feel vem mantendo ativa sua comunidade de colaboradoras, que continuam atuando como cocriadoras dos produtos da marca. 

O início da comunidade se deu em 2020 – antes mesmo da fundação da empresa -, com a formação de um grupo de pesquisa integrado por 1.500 mulheres em diferentes fases da vida (jovens, puérperas, na menopausa), para entender como estava o cenário da sexualidade feminina no Brasil. 

Desde então, a marca tem construído uma jornada íntima com qualidade, segurança e leveza. A comunidade da Feel, hoje, conta com mais de 10 mil mulheres, das mais diversas profissões e faixas etárias, divididas em vários grupos. “Esta iniciativa tornou-se mais do que um espaço para cocriação de produtos e desenvolvimento de pesquisa, firmando-se como um espaço para ampliar as discussões sobre o que faz sentido quando se trata do ecossistema íntimo feminino”, ressalta a CEO. 

Feel

Uma das primeiras femtech nacionais, a Feel desenvolve fórmulas naturais para o bem-estar íntimo e sexual feminino. Acelerada por programas como Pulse da B2Mamy em parceria com Google for Startups e GB Ventures do Grupo Boticário, a Feel também é uma das primeiras em seu segmento a participar de rodadas de investimento pelo fundo Wishe Capital. A Feel acredita no autocuidado íntimo que respeita o corpo feminino e, por isso, desenvolvemos produtos naturais, veganos e saudáveis que atendem as preocupações e desejos de todas. 

Marina Ratton 

Mineira, filha de empreendedores e fundadora da Feel, uma das primeiras marcas nacionais a desenvolver produtos para o bem-estar íntimo e sexual feminino. Especialista em marketing, experiência do cliente e inovação, Marina percebeu que algumas demandas do universo íntimo feminino eram negligenciadas pelo mercado. Neste contexto fundou a Feel, uma femtech (startup desenvolvendo soluções para mulheres) que em menos de um ano de existência passou pelo programa de aceleração Pulse da B2Mamy, foi selecionada para a primeira turma de aceleração do Grupo Boticário e mais recentemente, levantou 550 mil reais pela plataforma de investimento Wishe Capital.

Imprensa 

Jangada Consultoria de Comunicação 

Júlia Bozzetto | julia@jangada.in | 51 9 9632-1935 

Wendy Cândido | wendy@jangada.in | 11 9 7326-1370 

Vanessa Caccianiga | vanessa@jangada.in | 11 9 8572-9500 

Gabriela Clemente| gabriela@jangada.in | 11 9 9541 3452

✔️ Produto adicionado com sucesso.