Cuidados íntimos no verão

Os cuidados com a saúde se estendem o ano inteiro, porém, no verão, é comum darmos mais atenção aos cuidados com a saúde íntima. É um período propício para o surgimento de candidíase feminina e vaginoses. Por isso, trouxemos a Luara, que é fisioterapeuta pélvica, para falar sobre o assunto com a gente.

Por conta do calor, da umidade, banho de mar e de piscina, a gente fica mais suscetível a sofrer com irritações, alergias e até mesmo infecções, essas que dão aquela coceira na vagina, sabe?

Porque a nossa região fica mais abafada, e esse abafamento é um prato cheio para a proliferação de microorganismos.

Então aqui vão algumas dicas de autocuidado para o verão.

  • Nunca ficar com o biquíni molhado por muito tempo.

 

A vagina possui um grupo de bactérias, fungos e lactobacilos que são conhecidos como a flora vaginal.

Eles, quando em quantidades equilibradas, não causam problema algum ao corpo, inclusive, atuam como proteção natural.

 Acontece que, quando juntamos o calor, a umidade e o abafamento das roupas íntimas com o cloro da piscina ou a contaminação da água do mar, este cenário é desfavorável para a saúde íntima feminina.

  • Deixar a roupa secar em local arejado.

 

Sempre que for lavar o biquíni ou uma peça íntima, deixar secar em local arejado, bem ventilado, jamais dentro do banheiro para evitar fungos e bactérias. A roupa contaminada pode prejudicar a saúde vaginal.

  • Dormir sem calcinha!

 

Durante o dia, preferir calcinhas de algodão, que é um tecido que permite uma melhor ventilação da região. O algodão é um ótimo material para roupas íntimas, pois permite que a pele respire.

  • Trocar absorvente interno.

 

Se usar absorvente interno, sempre trocar após o banho de mar ou de piscina para evitar infecções, porque a cordinha fica em contato direto com a região íntima e ela pode passar diversas bactérias e fungos para a vagina.

  • Ter uma higiene adequada. 

Um sabonete adequado com componentes compatíveis com a flora vaginal pode ser um ótimo aliado para evitar infecções, alergias e ajuda no controle do odor, porque suamos mais no verão.

Dicas Extras!

  • Um bom Lubrificante Hidratante vai fazer toda a diferença para equilibrar o pH vaginal e trazer uma sensação refrescante.

 

  • Já o Óleo Calmante, ajuda a amenizar o desconforto de assaduras e pós depilação, prevenindo a foliculite
 
  • Um Sabonete Íntimo Feminino também ajuda na hora de cuidar da saúde da sua vulva e ajuda a aliviar os sintomas no tratamento para candidíase.

 

Cuidar da saúde íntima é como criar uma rotina de cuidados para os cabelos ou para a pele do rosto, é necessário estar em dia. Com essas dicas, você poderá fugir das infecções e doenças relacionadas à sua saúde vaginal.

Vale lembrar que ao sentir sintomas de que algo parece errado ou desconfortável, procure uma ginecologista imediatamente.







✔️ Produto adicionado com sucesso.

x