Meditação: Conheça os benefícios da prática no seu bem-estar

Meditar tem se tornado uma prática cada vez mais constante para quem está em busca de encontrar o bem-estar para o corpo e a mente. Principalmente, em tempos de pandemia onde nosso emocional tem sido afetado constantemente por notícias e situações do dia a dia. Mesmo estando “na moda”, a meditação não deveria ser deixada em um lugar de modismo pois, a prática milenar tem sim, benefícios que vão muito além do simples “owmm”.

Desde a década de 70, a meditação vem sendo estudada para reconhecer as principais vantagens que ela reflete no corpo e na mente. E a comprovação já existe: estudos confirmam que o hábito de meditar alivia o desconforto, melhora a qualidade de vida de pessoas com insônia, dor crônica e depressão, reforça a imunidade, reduz o stress e o risco de doenças do coração, entre outras coisas.

Assim como a yoga, existem várias maneiras de meditar. Entre elas, uma das mais conhecidas é a mindfulness, também chamada de atenção plena, que foca no presente e é uma das mais indicadas para aliviar o stress e a ansiedade e melhorar o sono. 

Não podemos esquecer que a meditação não é só sobre a postura e respiração certas e também não está necessariamente ligada a religião mas é uma ferramenta ativa no nosso processo de autoconhecimento, de desenvolvimento pessoal. É importante usar a prática para olhar para dentro de si e se conhecer mais e não usá-la com propósitos externos como aumentar a produtividade no trabalho.

Se você se sente segura em começar a meditar sozinha. Isso não é um problema. Existe uma infinidade de aplicativos para quem quer tornar a prática em um hábito. Além disso, listamos alguns tipos de práticas para você conhecer melhor e encontrar qual melhor se adapta a você.

Mindfulness

Um match entre as tradições milenares e a medicina moderna, seus resultados têm comprovação científica e, na sua prática é utilizada técnicas do budismo e do hindu adaptadas para uma versão laica e acessível. O principal objetivo é atingir a atenção plena sobre os pensamentos e emoções para compreendê-los. Sua prática regular auxilia no combate à doenças, no tratamento de vícios e no combate ao stress e a ansiedade.

Meditação Transcendental

Uma das práticas mais reconhecidas entre todas, a meditação transcendental teve origem com o médico Adi Shankaracharya e se tornou queridinha entre os famosos em Hollywood (os Beatles eram adeptos), assim ela acabou se popularizando. Ela promove um estado de relaxamento profundo que ajuda na concentração e diminui a ansiedade e dores de cabeça, por exemplo. A meditação transcendental só pode ser transmitida por um professor qualificado e credenciado.

Kundalini Yoga

Existem vários tipos de meditação que são ligadas a yoga e a kundalini é uma delas. Ela ficou conhecida no fim da década de 60 e pode ser traduzida como energia vital e é um sistema de técnicas para que a energia flua dentro de cada indivíduo. Essa meditação é feita com concentração na respiração, mantras e movimentos com as mãos. Sua prática consiste em uma série de posturas de yoga (as asanas), exercícios e um relaxamento profundo antes de começar a meditar.

Aplicativos e sites para a prática da meditação e mindfulness

Headspace

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.getsomeheadspace.android&hl=pt_BR&gl=US

Mente Aberta

https://open.spotify.com/playlist/3y1AdbZZU89JNeoAbAVDB4?si=x1AqcjebRsSWj_urYe8EAA&nd=1

Zen Wellness

https://zenwellness.com.br/

Calm

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.calm.android&hl=pt_BR&gl=US

My Life Meditation

https://play.google.com/store/apps/details?id=org.stopbreathethink.app&hl=pt_BR&gl=US

Simple Habit

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.simplehabit.simplehabitapp&hl=pt_BR&gl=US

✔️ Produto adicionado com sucesso.

x